O Mundo de Gelo e Fogo

Me aprofundando na criação de George R.R. Martin

O Mundo de Gelo e Fogo

A maior força da fantasia é o desconhecido. O mistério, a aventura da descoberta.  Algo quase que perdido no mundo moderno. Me pergunto como devia ser a sensação de não saber como era o mundo, navegar para terras distantes, ver coisas inimagináveis, novos povos, cidades, línguas, animais. Nenhum de nós viu tudo isso na prática, mas existe tanta informação disponível que tudo parece familiar.

O Mundo De Gelo e Fogo conta a história conhecida de Westeros, através do conhecimento limitado que os habitantes têm sobre seu próprio mundo, misturando fatos e  mitos. O livro brilha mais quando se aprofunda no desconhecido. Quanto menos familiarizados os personagens da série original estão com aquilo, mais eu me sentia compelida a absorver cada palavra sobre. O que foi a Longa Noite? O que aconteceu com Valyria? O que é o Deus Afogado, a pedra negra e outros mistérios antigos? Tudo que sabemos vem de arquivos escassos e deteriorados ou de relatos pouco confiáveis de viajantes.

Fechei o livro e minha mente continuou acelerada. Não me deu respostas, mas continuo obcecada. Longas noites pensando em como devem ser Sothoryos e Ulthos, imaginando se Dany algum dia iria a Yi Ti ou Asshai para que eu pudesse vê-las. Buscando compulsivamente teorias de fãs que pudessem me dar algum insight. Saí me sentindo uma especialista, mas acabei só ganhando mais perguntas.

É empolgante ver quantas narrativas complexas já existem e não se pode deixar de imaginar como seria se alguns deles tivessem seu próprio momento, saber sobre Nymeria e a guerra entre os primeiros homens e os filhos da floresta ou sobre a Rebelião de Robert e Tywin Lannister se tornando mão do rei.

O livro pode ser muito difícil de acompanhar, especialmente quando apresenta a história de cada uma das principais famílias, com os personagens centrais dos eventos tendo pouca ou nenhuma caracterização e contexto. Já que é impossível descrever com tantos detalhes todo o escopo que George e sua equipe cobrem aqui, é nossa a missão de acompanhar e tentar preencher os espaços em branco.

Se você tiver curiosidade sobre o universo e estiver disposto a enfrentar toda a densidade de informações, certamente encontrará momentos notáveis. Este livro é rico, amplo e digno do seu tempo. Agora vou para Fogo & Sangue para saciar minha sede até que Os Ventos De Inverno chegue.