Beck

Harold Sakuishi e seu amor pela música

Beck

Beck foi um dos primeiros animes que eu assisti. Eu tinha uns onze anos e estava jogando Anime Hero, um mod de Guitar Hero 2 com músicas de anime. Os criadores eram muito fãs de Beck. O jogo começava com a abertura do anime e várias músicas da trilha sonora eram jogáveis. Eu adorei as músicas e precisa assistir.

Hoje eu mal me lembro do anime. Sei que gostei, mas não acho que tenha absorvido muita coisa. O que ficou comigo foram as músicas, Moon On The Water me acompanha até hoje. 10 anos depois, esbarrei no mangá gratuito pelo Kindle. Será que era tão bom quanto eu lembrava?

Nos outros mangás sobre bandas que eu li, a música sempre pareceu só um pano de fundo para o desenvolvimento dos personagens. Foi aí que Beck foi diferente. A música é protagonista.

A verdadeira magia de Beck é a capacidade de transmitir a paixão por música, capturando incrivelmente bem esses pequenos momentos marcantes para qualquer fã. A emoção de descobrir sua nova banda favorita. Comprar sua primeira guitarra. Ficar impressionado ao ver uma banda que você ama ao vivo. O encantamento de estar em um festival de música, cercado por artistas incríveis. Um show memorável que apenas aqueles que estavam lá podem entender o quão incrível foi.

É primeira vez que vejo uma mídia traduzir esses sentimentos tão bem.

Feito por alguém claramente apaixonado, colocando referências em todos os lados. Os personagens utilizando camisetas de banda, capas reencenando álbuns famosos, aparições de lendas do rock em sonhos. Indo do rock clássico com Nirvana e Jimi Hendrix ao hip hop do Wu Tang Clan e Kanye West; o rock alternativo melancólico do Radiohead e do Sigur Rós e hardcore do Black Flag e Converge.

Me decepcionei com a arte no começo, mas ela melhora muito com o passar dos volumes. Os shows ao vivo são impressionantes, com os quadros dando a sensação de fotografias ao vivo, capturando a energia única daquele momento. Existem alguns conflitos na trama absurdos demais para levar a sério, mas eles não arruinam a construção da narrativa da banda. Sentimos tudo enquanto eles passam por altos e baixos, empolgados enquanto escrevem ótimas músicas e frustrados quando têm uma performance ruim, acreditando no potencial e torcendo a cada volume pelo seu sucesso.

Atualmente o mangá está disponível gratuitamente pela Amazon Prime ou pelo Kindle Unlimited. Eu li dessa forma e a qualidade do ebook está excelente.